Fale Conosco

[recaptcha]
 

* Campos Obrigatórios

 

3 Benefícios fantásticos do Treinamento Funcional: o que todo mundo procura !

3 Benefícios fantásticos do Treinamento Funcional: o que todo mundo procura !

Melhora a Estabilidade e consequentemente o Equilíbrio

Você acha que caiu por que não tem equilíbrio ? Opss….

Na verdade o que perdemos é a ESTABILIDADE. O equilíbrio só existe em momentos em que não existe estabilidade. Este conceito é difícil mas tentarei te explicar. O corpo sempre busca alguma superfície rígida para se apoiar, é claro, porque só assim transmitimos força e conseguimos permanecer em pé e nos locomover. Quando perdemos o ponto de apoio, por exemplo quando  escorregamos, logo tratamos de buscar algum outro apoio com as mãos, para que consigamos permanecer em pé. Assim sendo, o equilíbrio só é testado quando não há estabilidade. A pergunta é: A pessoa que tem boa estabilidade precisará de equilíbrio ? A resposta é não. Enquanto na Estabilidade nos conseguimos reagir as forças externas que estão incidindo no nosso corpo, na condição de pouco apoio (por exemplo em cima de uma base instável como bola suíça ou bozu) não conseguimos transferir grandes quantidades de força e por isso muitas vezes não conseguimos estabilizar nosso corpo e, por isso, apenas “administramos” as forças que incidem sobre nos neste momento !

Porém quando estamos em um condição estável, conseguimos transferir força, e com isso,, passamos a “comandar o movimento”, seja para mudar direção, seja para acelerar ou resistir ao impacto de um fator externo.

Perda de Peso

O Treinamento Funcional é considerado a melhor estratégia para perda de peso, porque alia os trabalhos de todas as capacidades (características) Físicas: Resistência, Hipertrofia, Força, Potência e Resistência a Fadiga!

Cada capacidade física tem uma função no processo de perda de peso e, deve ser usado em uma fase diferente do treinamento. O trabalho de Resistência Muscular equilibra a musculatura geral do corpo e cria o equilíbrio necessário para sobrecarregar o treinamento, com cargas, nas fases seguintes. O treinamento de Hipertrofia faz com que a massa muscular seja aumentada, e consequentemente aumentemos a Taxa Metabólica Basal, fazendo com que você gaste mais energia no seu dia-a dia.

Você já perceber que a maioria das pessoas musculosas tem a tendência de serem mais magras ?

Esse é um grande segredo para quem quer perder peso. Ter mais músculos é como ter um carro mais potente: ele gastará mais gasolina ao longo do mesmo trajeto, ou seja, você gastará mais energia ao longo da sua vida, e isso fará você emagrecer.

Essa divisão do treinamento em fases, chama-se Periodização do Treinamento e é a melhor forma de treinar qualquer pessoa, para qualquer objetivo.
Acontece que, muitas vezes, esta fases de treino não tem uma programação correta e, acabam influenciam no resultado final. É como por exemplo, começar a construí uma casa do telhado, começar a aprender inglês de tempos verbais difíceis e aprender a dirigir em um caminhão.

Aumento de Performance:

Você já percebeu que os exercícios em máquinas de musculação não tem haver com a os movimentos do dia-a-dia ?

Muitos atletas, clubes e praticantes amadores de esportes têm procurado o treinamento funcional exatamente por isso: perceberem que não adianta ter apenas volume muscular, o que interessa é ter músculos fortes o suficiente para desempenhar o movimento que queremos !

Na verdade, a hipertrofia e o treinamento de força podem e devem fazer parte de todos os programas de treinamento, porem sempre com o foco e objetivos bem traçados.

Um bom exemplo é a diferença que deve haver entre o treinamento de um corredor de velocidade e um maratonista. Um maratonista deve treinar força, porem não necessita de tanta hiperterofia e força, porque a sua atividade é de mais baixa intensidade e de longa duração. Já o velocista precisa de grande volume muscular, muita força e muita potencia para rapidamente desenvolver muita velocidade em um curto espaço de tempo. Sendo assim, os treinamento dos dois pode conter elementos (exercícios, series, repetições, volume e intensidade) similares, porem diferentes !

O aumento de performance promovido pelo treinamento funcional advém da alta especificidade do treinamento.

Quando queremos melhorar a corrida, por exemplo, um bom treinador irá selecionar os melhores exercícios que melhorem absorção de impacto, a estabilidade do corpo e a transferência de força da fase de propulsão em uma perna.

Por isso você deve sempre procurar especialistas de treinamento funcional para que todos estres 3 benefícios sensacionais façam parte da sua vida !



Share This