Fale Conosco

* Campos Obrigatórios

 

Os benefícios da corrida: Não acredito que você vai ficar de fora!

Os benefícios da corrida: Não acredito que você vai ficar de fora! 1

Os benefícios da corrida: Não acredito que você vai ficar de fora!

Gostou do post? Vote:
4 voto(s)

A corrida de rua cresce todo ano e não é toa! Ela promove muitos benefícios a sua vida!

Se você está lendo este post, muito provavelmente, você não corre e esta pensando em começar! E ISSO É ÓTIMO!

Porque se você já corre, com certeza você sente uma mudança em sua vida desde de que começou a correr!

Então vamos lá, esmiuçar tudo o que a corrida pode te dar!

 

  1. Perda de Peso:

 

Apesar de muitos estudos quererem derrubar a corrida de rua, é inevitável o seu beneficio para a perda de peso!

Na verdade, a corrida associada a um bom plano de fortalecimento e alongamento forma, se bem estruturado, um “Plano Ideal”.

Contra fatos não há argumentos, e nós da XPRO, acompanhamos muitos de nossos clientes a perderem peso de maneira rápida e sem perder massa muscular quando associamos a corrida ao treinamento funcional com metodologia!

Com certeza você também conhece alguém que começou a correr e passou a perder peso rapidamente. Isso acontece porque começamos a aumentar a nossa taxa metabólica durante a corrida propriamente dita e quando estamos em repouso.

A liberação de vários hormônios como testosterona e GH (Hormônio do crescimento) e a diminuição da liberação de Insulina e do cortisol, fazem com que a pessoa que começa a correr logo perca peso ! Essa mudança se torna cumulativa e cada vez mais significativa quando temos continuidade no treinamento!

Quase todos os benefícios listados abaixo auxiliam na perda de peso! Ao final do texto você entendera porque todas estas mudanças são importantes.

 

 

  1. Diminuição do Colesterol:

 

Uma das principais fontes de energia são as gorduras plasmáticas, do sangue!

Colesteróis e triglicerídeos são exterminados rapidamente quando o assunto é corrida de rua e treinamento aeróbio!

Isso porque logo que começamos a correr liberamos os hormônios necessários para a degradação de gordura e a medida que os estoques de energia rápida (carboidratos) dos músculos e do fígado, a gordura passa a ser a principal fonte de energia!

Nada como queimar algo que já está disponível no nosso sangue como o colesterol! A gordura da barriga é mais difícil de disponibilizar para o corpo, é como se fosse um estoque a mais longo prazo.

Por isso uma das principais características de quem quer correr para perder peso é não parar! Constância é quase tudo!

 

  1. Controle/“Cura” da diabetes:

 

Para diabéticos a corrida é fantástica!

Seja para o diabético tipo 1 (de jovens, insulina dependentes) seja para os diabéticos tipo 2 (de adultos, aipos os 40 anos).

Isso porque independente do tratamento medicamentoso escolhido pelo seu médico, a corrida vai te ajudar no controle glicêmico!

Isso acontece porque além de consumir a glicose plasmática (do sangue), a corrida promove a diminuição da resistência a insulina!

O nosso corpo cria uma resistência aos hormônios insulina quando percebe que existe muito insulina no sangue. Esse é um mecanismo protetivo, porque caso nossa glicose baixe demais, corremos o risco de hipoglicemia.

Uma hipoglicemia pode ser fatal. Por isso quem adora um doce corre o risco de ficar diabético (tipo 2)

Seu corpo entende que tem muita glicose no sangue, libera muito insulina para combater todo esse açúcar! Logo depois o corpo se vê ameaçado pelo excesso de insulina e cria uma resistência “natural”.

Esse processo é típico da diabetes tipo 2, porem diabéticos tipo 1, os quais tomam insulina, correm o mesmo risco quando não fazem dieta e exercício!

A corrida surge como solução para este caso: começa a gastar glicose, o seu corpo entende isso e diz: “Opa, precisamos de menos insulina!” 

Logo ocorre a diminuição da concentração de insulina e consequente diminuição da resistência a insulina!

 

  1. Reduz Risco de Infarto:

 

Várias adaptações fazem com que o risco de Infarto seja muito diminuído em até 4x nas pessoas praticantes de atividades físicas aeróbias!

A medida que nos envolvemos com o treinamento aeróbio bem orientado o nosso corpo começa a entender esse estilo e por isso começa a se adaptar a ele.

Mudanças como o fortalecimento do músculos do coração (miocárdio), redução da pressão arterial, diminuição do colesterol e da glicemia, entre outras adaptações, são os principais responsáveis pela saúde de quem corre!

Faça uma avaliação do risco Cardiovascular AGORA (Post do blog)

 

  1. Melhora no humor e a liberação de hormônios “bons”:

 

Já citamos isso em outro post (link post) e nunca será demais frisar que quem corre é mais feliz!

Sim! Quem corre é mais feliz!

 

 

Imagine que seu corpo passa a funcionar melhor, selecionar melhor os alimentos (a corrida também faz isso), dormir melhor, aumenta o nível de concentração, libera mais Serotonina, considerado o hormônio da felicidade, reduz o stress, diminuir o Cortisol, aumenta o nível de energia e suprimento sanguíneos e etc. Não tem como não ser uma pessoa radiante depois da corrida!

E quanto mais você corre mais você quer correr!

Em adição a tudo isso, cada corrida é uma superação e, aos poucos, você vai trabalhando o senso de competência, superação e garra, dos quais precisa na sua vida para superar as dificuldades!

Aos poucos, os problemas passam a ficar menores, menos importantes.

Aos poucos você passa a ser grato pelo movimento do seu corpo, pela integridade do seu eu e a perceber o quanto você é privilegiado por conseguir correr!

Por isso, essa felicidade vai aos poucos sendo conquistada por quem correr: seja pela melhora física e hormonal, seja pela gratidão de nossa saúde ou pelo reconhecimento do esforço em forma de superação!

 

  1. Diminuição da Pressão Arterial:

 

Um a cada 4 brasileiros, que vive nas capitais brasileiras, tem hipertensão! Essa doença silenciosa acaba com quase tudo dentro do nosso corpo. Isso porque a pressão arterial alta acaba provocando lesões nos tecidos das arterial, veias, coração e muitos órgãos! Como ela está presente em todo o sistema vascular, o dano acaba sendo grande!

Um excelente aliado ao seu controle e indicado como tratamento ano medicamentoso é o treinamento aeróbio! Esta mais que comprovado cientificamente que caminhadas leves e corrida são o melhor exercício para a redução da Pressão arterial!

No exercício, o cérebro percebe a necessidade de circular mais sangue para disponibilizar mais energia ao músculo.

Então, encaminha o sinal “relaxamento” as artérias para que ela fique mais calibrosa, dessa forma, permitindo que a vazão de sangue seja maior!

Após o exercício e em repouso percebemos que esse “relaxamento” permanece por um bom tempo, causando uma adaptação positiva de queda de pressão!

Exercícios de força não tem as mesmas respostas em relação a pressão arterial! O mais indicado é a corrida mesmo!

 

  1. Melhora no fluxo gastrointestinal:

 

Por incrível que parece a pessoa que pratica atividade física tem maior “disciplina” gastrointestinal.

Isso acontece pelo aumento da hidratação proporcionada pela cultura da atividade física e pelas necessidades fisiológicas. Além disso, a contração da musculatura abdominal e o efeito da gravidade sobre o bônus alimentar facilita a eliminação de fezes pelo intestino!

 

  1. Redução de Stress: 

 

Um dos maiores benefícios da corrida e das atividades aeróbias é a redução do stress, basicamente proporcionada pela melhora do sono (aumento do sono profundo), aumento da liberação de serotonina, endorfina e beta-endorfina, hormônios relacionados ao prazer.

Outros fatores como socialização no grupo de corrida, atividade ao ar livre, a possibilidade de ter um hobbies e poder cuidar da saúde são fatores emocionais e cognitivos que ajudam os seus praticantes a controlar o stress e serem pessoas mais felizes!

 

  1. Diminuição de Remédios:

 

Está comprovado pelas pesquisas americanas que cada U$ 1 (um dólar) investido na saúde são economizados U$ 4 (quatro dólares) na rede de saúde e com os cuidados com as doenças!

Isso mesmo, ninguém nunca te disse, mas o que você tem não é um plano de saúde e sim um Seguro de Doença.

O verdadeiro plano de saúde é treinar!

Por isso não vacile e repense a sua vida! Comece agora, de onde está!

 

 

  1. Redução/ “Cura” da depressão:

 

O treinamento aeróbico mexe com seus hormônios e com o seu animo!

Logo que você termina o seu treino, mesmo que seja um treino leve, você já percebera que algo mudou!

Uma tranquilidade toma conta do seu ser. De verdade!

É importante que você observe isso, e sinta prazer com essa “sensação”, pois se você fizer isso, a chance que você tem de treinar novamente é muito maior!

É dessa forma que você vencera o frio, o trânsito, a chuva e todos os obstáculos para não perder o seu treino!

O mecanismo de melhora e diminuição da depressão é entendido!

Durante o treino você vai liberando os hormônios de prazer, o que ja faz você se sentir bem logo no seu primeiro dia de treino! Isso é fantástico!

E a medida que os dias passam, aos poucos você vai se condicionando e o seu cérebro começa a “gostar de prazer” e passa a pedir mais…

As áreas antes pouco usadas (área do prazer, área motora) se ativam…

A ansiedade do futuro é substituída por uma consciência do presente, afinal para correr você tem que dar um passo de cada vez e se acostumar com o ritmo, aprender a ter resiliência!

Mas é preciso consistência! É preciso um treinamento que realmente seja estruturado para as suas necessidades…

Se não todo o seu plano irá por água abaixo!

Por isso para correr melhor, correr mais e sem lesão clique aqui e comece, de uma vez por todas, mudar a sua vida!

Nos temos a formula!

 

  1. Aumento da circulação Sistêmica e Cardíaca:

 

Assim como todos os músculos que se adaptam a corrida o coração fica mais forte e passa a bombear mais sangue!

A medida que você treina, o seu corpo cria mais vasos sanguíneos para disponibilizar mais sangue a todos os músculos!

A redução da pressão arterial também contribui para a melhor fluidez do sangue!

Todas essas adaptações, e muitas outras, fazem com que seu corpo tenha mais disponibilidade de oxigênio, de energia!

 

  1. Fortalecimento de músculos:

 

Um dos maiores problemas do sedentarismo é a perda de massa magra (sarcopenia). A corrida não é um estimulo muito forte para o aumento de massa magra, mas de qualquer forma uma pessoa que começa a correr ganha entre 1 a 3Kg de massa magra, dependo do seu metabolismo e tipo físico !

Por isso, nos da XPRO RUN colocamos o treinamento de fortalecimento específico para os corredores!

Além de diminuir em quase zero o numero de lesões, o fortalecimento funcional da XPRO dá ao corredor a segurança e a eficiência que ele precisa para correr!

 

  1. Aumento da Taxa Metabólica:

 

Qualquer pessoa que aumente sua massa muscular, que melhore o seu sistema vascular e tenha mais energia para gastar, aumentará a sua Taxa Metabólica Basal (TMB). Esta é a energia necessária para manter o seu corpo vivo em condições de repouso!

Conforme você comece a correr e a diminuir a sua massa gorda (gordura), deve tomar um cuidado para também não metabolizar a sua massa magra! Isso porque nos podemos obter energia da oxidação de músculos! Daí a importaria de manter uma atividade de fortalecimento conjuntamente com a corrida!

Estando com a massa muscular em dia e realizando a sua corrida de 2 a 4 vezes por semana, a sua TMB vai as alturas, sendo essa a melhor estratégia para o emagrecimento!

 

  1. Aumenta a formação Óssea:

 

A Osteoporose é a perda de massa óssea, e acomete em grande parte, mulheres de meia idade para idosas, normalmente na fase de menopausa. Este problema se inicia com uma pequena perda que se chama Osteopenia, que é uma perda pequena porem gradual de massa óssea.

Isso acontece porque com o passar dos anos a natural diminuição da concentração dos hormônios sexuais impedem a fixação do Cálcio no osso.

Conjuntamente a esse quadro hormonal, a falta de impacto (fator externo) pode contribuir para a perda de massa óssea! Sendo assim, caminhadas e corridas leves podem construir e muitos para pessoas com essa “patologia”.

Em praticantes saudáveis, os estímulos de impacto bem quantificados geram adaptação muito positiva e aumento da massa óssea!

Porem em atletas com alto volume de treino, em pessoas que treinam por conta e pessoa inexperientes a incidência de microfraturas e lesões ósseas podem estar presentes!

Não deixe de contar com uma equipe qualificada para começar a correr ok?

 

  1. Melhora sua autoestima

 

Imagine-se mais magro, mais forte e com mais disposição!

Imagine-se conseguindo superar metas e desafios!

Imagine-se tendo tempo e disposição para cuidar da sua saúde e dar conta de todos os aspectos da vida!

 

É assim que uma pessoa que treina se sente! Não tem como se sentir para baixo!

Todas as adaptações biológicas, físicas e emocionais vão te levar a se sentir melhor!

Por isso, boas corridas, bom treino!

 

Forte abraço!

Equipe XPRO!



Share This